Entrevistamos no mês passado a coordenadora do curso de Pedagogia Profª. Drª. Maria Helena C de C Gonçalez. Seguem abaixo as10 perguntas que fizemos a ela, esperamos que gostem, e que possa ajudar a sanar algumas dúvidas sobre o TCC.
1. Como os temas dos TCC’s são escolhidos pelos alunos?
MH: Ao estagiar, o aluno começa enfrentar dificuldades de ordem prática, problemas na área educacional. Essa experiência é sugestiva para a escolha, pesquisa, e elaboração de um tema. Ele também poderá escolher um tema a partir de sugestões dadas por nós. Temos por volta de 20 temas para servir de sugestão ao aluno se necessário. Temas que tem relação com a problemática educacional.
O que desperta o interesse do aluno, é o que ele vai desejar desenvolver. Muitos já vêm para a faculdade, com predisposição em determinada área. Ex. Temos alunos do sexo masculino que trabalhavam com meninos de rua, a escolha do tema seguiu essa ordem (Pesquisar sobre o educador de Rua).
O que desperta o interesse do aluno, é o que ele vai desejar desenvolver. Muitos já vêm para a faculdade, com predisposição em determinada área. Ex. Temos alunos do sexo masculino que trabalhavam com meninos de rua, a escolha do tema seguiu essa ordem (Pesquisar sobre o educador de Rua).
2. Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos alunos na elaboração do TCC?
MH: Uma das maiores dificuldades é de ordem cultural. A não valorização da escrita, e a deficiência de leitura desde pequenos, como se deveria fazer. O alunado chega sem base de leitura, interpretação e reinterpretação.
A base de dificuldade da escrita é conseqüência da falta de uma base de leitura.
Outro fator é a Internet. Estamos com algumas pesquisas nas Universidades que dizem a respeito do uso da Internet. O aluno tem escrito cada vez mais com símbolos e ícones, isso faz com que sua escrita, se torne mais reduzida.
Não podemos jogar fora a máquina porque faz parte do mundo digital. Como pedagoga, tenho que saber como trabalhar com a máquina e em paralelo, com a escrita e a leitura. Essa dificuldade se torna evidente quando o aluno, ao escolher o tema para o TCC, deverá ler obras e reinterpretá-las, não podendo cometer plágios. Tenho três anos para trabalhar a disciplina de leitura com o aluno. Isso não é fácil, mas o ajudará na elaboração do TCC.
3. Como pessoa responsável pela coordenação do Curso de Pedagogia, de que forma a senhora tem ajudado no desenvolvimento do TCC?
MH: Sou orientadora e co-orientadora, tenho trabalhado sugestão de temas com alunos que me procuram, forneço ajuda de referências bibliográficas e sugestões de autores. Como professora de prática de ensino fundamental, cuido do TCC dos meus alunos diretamente.
Uma orientação: O limite é de no mínimo três grandes autores para a bibliografia.
4. Quantos alunos podem formar um grupo para a apresentação do TCC?
MH: Entre 4 ou 5 alunos, dependendo do número de alunos em sala de aula. Pedagogicamente o ideal seria de 4 elementos, de forma que exista uma troca, a responsabilidade é maior. Quando os grupos são mais numerosos, alguns tendem a se acomodar, pois já se sabe que fulano ou beltrano pode dar conta.
5. No dia da apresentação quais são os critérios avaliados?
MH: Temos apresentação de banner e de pôster. Os professores da casa serão os avaliadores. Eles fazem perguntas sobre o trabalho, e os alunos terão 15 minutos para responder, e 5 minutos para réplica.
O professor tem os quesitos para avaliação do banner (disposição, layout, conteúdo, formatação, bibliografia), se é pertinente. Além da nota do pôster ele tem a nota do trabalho escrito.
O professor tem os quesitos para avaliação do banner (disposição, layout, conteúdo, formatação, bibliografia), se é pertinente. Além da nota do pôster ele tem a nota do trabalho escrito.
6. Quantas pessoas ficam na banca para avaliar a apresentação? Quem são?
MH: Há dois anos não existe mais banca, e sim, apresentação de pôster. Nosso projeto pedagógico mudou para melhor, ficou mais dinâmico e o aluno se sente mais a vontade. Anteriormente, o aluno demonstrava-se com uma postura ansiosa e de receio, atualmente usamos essa metodologia como se fosse um congresso, para uma iniciação científica.
A parte escrita que é o TCC, a monografia, segue as normas de ABNT.
O pedagogo tem que aprender a lidar com o público, a falar e lidar com o ser humano.
A parte escrita que é o TCC, a monografia, segue as normas de ABNT.
O pedagogo tem que aprender a lidar com o público, a falar e lidar com o ser humano.
7. Qual a importância do TCC na formação do pedagogo?
MH: Aprofundar os questionamentos. O ser humano é muito complexo, ora eu quero saber a respeito de disciplina, ora do projeto pedagógico da escola, ora saber do sintoma de stress infantil; problemas muito requeridos pelos pedagogos. Saber o que está acontecendo nas escolas por conta dessas questões. Esses temas são importantíssimos para aprofundar os conhecimentos. Tem também a questão da inclusão do aluno, como fazer isso na prática?
A inclusão das drogas, sexualidade, como trabalhar com as crianças pequenas e com os jovens?
A nossa responsabilidade pedagógica é muito grande. O Pedagogo foi perdendo espaço na sociedade por conta da falta de investimento na educação e outras questões. Temos que recuperar nosso espaço. Estamos em uma fase de reconquista, inclusive estamos lutando pela CRP (Conselho Regional de Pedagogia), que ainda não temos. Levamos 5 mil assinaturas ao Congresso, para os deputados que queiram trabalhar pela nossa causa.
A inclusão das drogas, sexualidade, como trabalhar com as crianças pequenas e com os jovens?
A nossa responsabilidade pedagógica é muito grande. O Pedagogo foi perdendo espaço na sociedade por conta da falta de investimento na educação e outras questões. Temos que recuperar nosso espaço. Estamos em uma fase de reconquista, inclusive estamos lutando pela CRP (Conselho Regional de Pedagogia), que ainda não temos. Levamos 5 mil assinaturas ao Congresso, para os deputados que queiram trabalhar pela nossa causa.
8. Por parte da faculdade, quais as dificuldades em relação aos alunos na elaboração do TCC?
MH: Queremos o sucesso do aluno. É claro que existem alunos que não são responsáveis como gostaríamos que fossem. Não comparecem nos encontros agendados para discutir sobre o TCC. Poucos encontros não são suficientes para um bom trabalho. Esses não são aprovados.
Aluno que pensa que comprar trabalho no “Zé moleza” ou da Internet, temos como fazer cruzamento das palavras chaves do trabalho e saber se é copia e cola, se for detectado o aluno é reprovado. Por outro lado para os alunos que comparecem aos encontros agendados, temos uma ficha para anotações, que irá evitar que um trabalho fique ruim.
Aluno que pensa que comprar trabalho no “Zé moleza” ou da Internet, temos como fazer cruzamento das palavras chaves do trabalho e saber se é copia e cola, se for detectado o aluno é reprovado. Por outro lado para os alunos que comparecem aos encontros agendados, temos uma ficha para anotações, que irá evitar que um trabalho fique ruim.
9. Como é feito esse acompanhamento?
MH: Na ficha de acompanhamento tem os nomes, o tema inicial e final, fotos, datas dos encontros, e o que foi discutido; assina o aluno e o professor. Discute-se o que deve ser feito no retorno. Se houver algo para consertar o aluno trás para o orientador no próximo encontro, para que esse veja se está sendo feito de acordo com o que foi pedido.
10. Nodecorrer do trabalho pode ocorrer mudança do Tema?
MH: Sim, o aluno começa com um tema inicial, mas durante o processo pode ocorrer a mudança, e então o tema final estará norteando o trabalho.
DICA: O site da Unipedag (Associação dos Pedagogos Universitários do Brasil), http://www.aunipedagbr.kit.net traz muita informação sobre artigos, eventos, estatutos, Vale a pena conferir!!
Gostaríamos de agradecer à Maria Helena pela oportunidade que nos deu ao compartilhar valiosas dicas, sujestões, enfim, um pouco do seu conhecimento sobre o TCC, que com certeza nos ajudará muito no decorrer do curso e também para que melhor nos preparemos para essa etapa.
Abraços,
Adriana Trindade, Danielle, Ivone, Juliana Avila, Olivia e Rosana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário